quinta-feira, 28 de julho de 2011

Telefone - Johann Philipp Reis

Johann Philipp Reis nasceu em Gelnhausen, uma pequena cidade na Alemanha, no ano de 1834. Órfão de pai e de mãe, ele foi criado por sua avó que matriculo-o em um instituto bem conceituado, mas a sua inteligência foi notada por um professor local, que incentivou sua tutora a seguir com os estudos de Reis em outra escola. Reis passava muito tempo na biblioteca de sua escola lendo sobre tudo o que encontrava sobre as matérias que mais gostava, geografia, matemática, física e idiomas. Ele aprendeu a falar francês, inglês, italiano e latim. Seu interesse pela ciência começou a aflorar-se, mas isso não pagaria suas contas. Durante um tempo ele foi professor, onde descobriu que gostava de ensinar, nesse tempo ele também juntou-se a Sociedade de Física de Frankfurt.
   “On a radiação de Energia Elétrica”, seu primeiro trabalho, foi submetido em 1958, à revista Der Annalen PhysiK, onde foi rejeitado, sendo um golpe duro para Reis.
   Reis, então, voltou a sua atenção de um aparelho que pudesse transmitir som através da eletricidade.
   Em 1861, Reis fez uma apresentação de seu aparelho diante da sociedade alemã, onde foi possível ouvir um profissional cantar uma música, estando a 100 metros de distância, mas só foi possível reconhecer a sequencia dos sons musicais, não era possível definir as palavras.
   Depois de algum tempo, as tentativas de Reis começaram a produzir efeitos significativos e as primeiras palavras que saíram de seu aparelho foram “das pferd frisst keinen gurkensalat" ou “o cavalo não come salada de pepino”. Reis chamou esse aparelho de Telephon, o primeiro nome que apareceu em conexão com a transmissão de som elétrica. Seu aparelho foi baseado na teoria de Charles M. Bourseil (um telegrafista francês). A diferença era que, ao invés de enviar sinais, batendo com os dedos em um interruptor, era a voz que fazia o aparelho funcionar, e mais, a frequência do som que saia do aparelho transmissor tinha a mesma frequência do som ouvido no aparelho receptor.
   Reis acreditou em sua invenção, mesmo quando ninguém mais o fazia. Certa vez Reis foi convidado a emitir uma descrição de sua invenção no Annalen (anuário), mas a resposta de Reis foi “obrigado muito muito, professor, mas está demasiado atrasado. Eu não o emitirei agora. Meu instrumento tornar-se-á sabido sem nenhuma escrita no Annalen”.
   Mais tarde, Reis dedicou-se somente ao estudo da ciência, mas sua saúde era um obstáculo, e no dia 14 de janeiro em 1874, após uma doença longa e dolorosa ele faleceu.
   Reis foi enterrado no cemitério de Friedrichsdorff, e quatro anos após a sua morte, depois da introdução do telefone falador, os membros da sociedade física de Frankfurt ergueram um obelisco de arenito vermelho que carrega um retrato medalhão sobre sua sepultura.

Por Roberto Benelli

Avião - Alberto Santos Dumont


Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro, é considerado por muitos brasileiros, como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.

Foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro, é considerado por muitos brasileiros, como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.
    Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
    Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
    Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de Outubro de 1890. A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da sua existência muitos anos depois. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.

Por Roberto Benelli

Motor Elétrico - Michael Faraday


  Michael Faraday nasceu em 22 de setembro em 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Faraday vem de uma família pobre, que enfrentava dificuldades para lhe dar uma boa educação. Perdeu seu pai cedo, e com 13 anos sabia somente o necessário para ler escrever e um pouco de matemática. Nessa época ele já estava trabalhando, ajudando no transporte de materiais e nas encadernações de uma livraria. Ele lia todos os livros que lhe permitiam e isso chamou atenção das pessoas, incluindo clientes do local.
  Seus trabalhos e contribuições mais importantes e conhecidos são relacionados a fenômenos da eletricidade e do magmatismo. Faraday foi principalmente um experimentalista mesmo sem conhecimento da matemática avançada. Suas descobertas científicas são significativas em áreas modernas da física e da química.
   Faraday sabia que uma corrente elétrica exerce uma força sobre um polo magnético que lhe fica próximo, então essa força talvez pudesse fazer com que um polo magnético gira-se em torno de um fio conduzindo corrente. Para defender essa ideia, em 1821, ele criou um aparelho que mostrava esse efeito circular. Esse aparelho ficou conhecido como motor de Faraday, sendo o primeiro motor elétrico construído, com o objetivo de mostrar a rotação eletromagnética. Ele criou um gerador de corrente contínua.
   Faraday dedicou-se também a química, descobrindo o benzeno e conseguindo, através de compressão e esfriamento num aparelho simples que ele inventou, liquefazer quase todos os gases conhecidos da época.
   Faraday morreu em 25 de Agosto de 1867, aos 75 anos, e foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Ele é considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.

Por Roberto Benelli

terça-feira, 26 de julho de 2011

Telegrafia sem fios - Guglielmo Marconi, 1894


Marquês Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874 — Roma, 20 de julho de 1937), foi um físico e inventor italiano. Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo canal da mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Ele tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação, um Coesor (um tubo de material isolante), situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar.

by: Robson

Introdução



Neste blog serão exibidas informações, imagens, pesquisas elaboradas direcionadas ao seguinte tema: Inventos e Inventores dos Séculos XIX, XX e XXI. uma proposta de trabalho feita pela professora de Física Marina Paim Gonçalves da Escola Elisa Tramontina. Uma ideia interessante e aberta, para mostrar e compartilhar conhecimentos com todos. Somos da turma 305 na qual foi dividida em grupos, este denomina-se Grupo 4 composto pelos seguintes membros: Ricardo Benedet, Roberto Benelli, Robson Francisco, Thiago Mattei, Vanderlei Dupont autores das próximas postagens.

by: Robson.