sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Vapor e o Caminho de Ferro – William Hadley e George Stephenson

Em meados do século XVIII, muitos engenhos e invenções começaram a surgir em Inglaterra, no que toca à agricultura, transportes indústria, comércio e finanças. Novas patentes foram registradas. A baixa da taxa de juro que coincidia com a expansão dos mercados internos e externo, constituía um estímulo ao progresso.
Em 1814, William Hadley inventou a sua locomotiva a vapor Puffing  Billy, que provou ser possível fazer aderir a locomotiva aos "rails". Nasceu, assim, o caminho de ferro.



George Stephenson (1781-1848) viria a melhorar a locomotiva a vapor sobre carris, utilizada pela primeira vez nos transportes em 1829 e que ficou conhecida como "Rocket". A construção do caminho de ferro entre Liverpool e Manchester, associado à locomotiva, acabou por demonstrar as potencialidades do transporte a motor. No fundo, a locomotiva a vapor revelava-se o mais importante invento da revolução tecnológica. Os seus efeitos não só na vida econômica inglesa como no resto do mundo foram profundos. Assim, os transportes terrestres sofreram um aumento significativo.
Na segunda metade do século XIX, a indústria reestruturou-se adotando novos processos de produção e organização. A partir de 1860, entra-se numa nova fase caracterizada pela substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade e pelo petróleo como principais fontes de energia; dá-se também um desenvolvimento da automatização das máquinas e da especialização do trabalho; a usar ligas de metais leves e novos produtos da química industrial.



By Ricardo

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